19 de abr. de 2014

"Balas" Geladas de Acerola

A vitamina C é essencial para o correto funcionamento do nosso corpo, e sua imagem nos vem à mente - talvez na forma de uma bela laranja - associada à resistência contra problemas respiratórios, principalmente a gripe.

Mas ela é muito mais que fortalecedora do sistema imunológico: antioxidante, desintoxicante, combate o estresse, o envelhecimento precoce, a obesidade, torna a pele mais bonita, combate o AVC...
Além disso, favorece a absorção de ferro dos outros alimentos, se ingerida em conjunto.

O único problema é que o corpo não armazena vitamina C, e por este motivo temos que primar pela ingestão adequada desta substância todos os dias! Uma boa alimentação pode suprir com facilidade esta necessidade, na forma de laranjas, limões, melões, acerolas, goiabas, mangas, abacaxis, tomates, couve, repolho, brócolis, rúcula, entre outros alimentos. Perante essa grande disponibilidade da vitamina, deveria ser fácil manter sua ingestão dentro da dose diária recomendada, mas a correria do dia-a-dia faz com que nem sempre conseguimos atentar a todos os detalhes alimentares.

Dentre os alimentos citados acima - todos muito ricos nesta substância - a solução para esta dificuldade pode estar na acerola: a campeã de vitamina C! Uma, apenas uma acerolazinha, somada com a vitamina extra presente nos outros alimentos ingeridos, dão conta de toda vitamina C que a gente precisa num dia inteiro! Mas pode-se recomendar a ingestão de duas ou três acerolas como forma de obter uma energia extra para um dia corrido.

E o bom é que ela produz com facilidade incrível e com grande abundância. Quem nunca viu um pé de acerola carregado? Dá praticamente o ano todo, em todas as regiões do Brasil, e é tanta produção que a maior parte das frutinha se perde.

Um presente da natureza!

Acerola no pé.

O único problema é que as frutinhas são altamente perecíveis, e armazenar frescas fica complicado.
Uma forma é congelar para fazer suco: bastante funcional!
Fazendo isso percebi que as acerolas, por terem uma consistência "pastosa" mesmo congeladas, se colocadas à boca vão ficando moles rapidamente e podem ser mastigadas, ou chupadas como uma bala rica em nutrientes!

E, se ingerida logo após as refeições, trará junto a benesse de aumentar a absorção do ferro presente na comida!

Olha só as bichinhas, congeladas e valendo-se da técnica ninja do pote de sorvete:

Acerolas congeladas

Fica a dica. Bem legal antes de sair de casa, ou ir se exercitar, pegar uma ou duas delas e ir sorvendo seus nutrientes, sem ter trabalho algum com processamentos.

Prático, refrescante e funcional!





Nenhum comentário:

Postar um comentário