27 de nov. de 2016

Os Níveis do Egoísmo

O ser humano é, fundamentalmente, um animal egoísta.

Egoísmo
Mas existem escalas para tal comportamento, que vai desde aquele que considera todos os seres vivos tão merecedores das benesses do mundo como ele mesmo, até aquele que só enxerga seu próprio umbigo e cujas relações sociais ou pessoais tem somente o objetivo de obter vantagens para si.

Eu identifico 5 níveis, que fica melhor se colocado em escala descendente: 4 para o egoísta completo, e 0 para o menor nível (egoísmo "zero"), característico do altruísta, do humanitário. No meio do caminho, a pessoa vai aumentando mais e mais a esfera integradora daqueles que ele deseja o bem tanto quanto para si.
Vejamos:

  • Egoísmo de nível 4. Somente eu!
  • Egoísmo de nível 3. Eu e minha família!
  • Egoísmo de nível 2. Eu, minha família e meus amigos!
  • Egoísmo de nível 1. Eu, minha família, meus amigos e meu País/raça/ideologia!
  • Egoísmo de nível 0. Todas as pessoas, o Mundo, o Universo!

Altruísmo
Muitas pessoas se transformam durante a vida, galgando níveis menos pesados no egoísmo.

E você, qual é o seu nível de egoísmo? Já sente a necessidade de diminuí-lo, abrindo-se para maiores e profundas interações?

Pensar somente em si é antinatural, destruindo relações e, até mesmo, a possibilidade de uma sociedade saudável.

O egoísta se apequena no mesmo nível do egoísmo que manifesta.



EdiVal
27/11/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário